Era uma vez…

Desde garota gosto de costurar, ainda adolescente entrei pra aula de corte e costura e de bordado. Me interessava por aprender os segredinhos de um arremate caprichado e outras dicas sobre o assunto.
Cresci vendo minhas avós na máquina de costura, uma vivia fazendo colchas de retalhos mas, não dessa forma que hoje vejo nas revistas sobre patchwork.
Era divertido sair da escola e ir pra casa dela e passar a tarde escolhendo pedacinhos de pano nas sobras de tecidos que ela ganhava de uma amiga ou outra que costuravam pra fora. Todo pedacinho era bem vindo. Bastava poder ser recortado aparando de forma a ficar retangular ou quadrado e pronto já podia ser emendado em outro pedaço e aos poucos iam se formando colchas das mais diversas cores e combinações!!
Cortador circular, régua, manta , quilt, termocolante, apliquê, são termos que minha avó nunca ouviu, nem imaginou que um dia estariam tão na moda para uma coisa que era tão familiar a ela. Imagina, máquina de costura computadorizada!, a máquina de costura dela não tinha nem motor, era de manivela!Pena ter sido perdida após sua morte!
A outra avó (mãe do meu pai), era quem fazia a nossa roupa, o vestido do aniversário e do natal, como eu gostava quando íamos a fábrica da Nova América, que era pertinho da nossa casa e escolhíamos tecidos e mais tecidos!!!!! Dia de festa!
Uma pena que nunca me interessei em aprender o crochê e o tricô que ela fazia tão bem. Tenho coletes, colchas, toalhas guardadas com carinho de quem procura manter viva a sua presença nessas coisas.!
Saudades!
Apesar da vida tomar o seu rumo, fiz escola técnica, arquitetura, fui trabalhar, casei, mas nunca deixei totalmente de lado o gosto pela costura, quando fiquei grávida da minha filha comprei uma máquina de costura e fiz lençolzinho, a cortina do quarto e depois muitos vestidinhos… Coisas bem simples, o dinheiro era curto e o tempo também!!!!

Quando minha filha engravidou e começou a pesquisar em revistas e na internet as idéias para o quartinho do bebe e, começou a gostar de um detalhe em um quartinho, outro detalhe de outro e em um queria mais clarinho, ou com cores não tão fortes…. Eu olhava e dizia, isso eu sei fazer, será que vai dar certo? Eu já estava costurando bastante fazendo lençóis em percal apenas para camas de solteiro e casal, cheguei a me aventurar em uma ou outra colcha com matelelassê para os sobrinhos mas sem nenhum conhecimento de técnicas de patch ou aplicações, nem tinha material especifico para trabalhar com isso .

Pesquisei na internet, o material necessário, comprei muitas revistas de decoração de quartos para bebes e infantil, fui pra São Paulo e comprei régua, cortador, base de corte, visitei várias lojas e confecções especializadas no assunto vendo todos os detalhes possíveis.
Voltei e falei para minha filha, quer arriscar? E mãos a obra! Começamos a escolher tecidos, fazer combinações….

Nunca imaginei que tantos anos depois, a chegada do meu netinho fosse reacender em mim tudo isso! Coloquei mãos a obra para ajudar a preparar o seu quartinho e fui tomando gosto pelos retalhos de pano e…. obra pronta!

Foi assim que ficou o quartinho do meu netinho João RicardoAlmofada “Família do mel”.

Conjunto de 3 protetores de berço, em patchwork com aplicação à máquina para cercar o bercinho do neném.

Entre em contato e faça sua encomenda.

Conjunto “Turma da bangunça”

Conjunto de 4 peças: cueiro, fralda e 2 babeiros aplicação bordada manualmente, que fiz para dar de presente para o filhinho de um colega de trabalho.

Gostou? Entre em contato e faça sua encomenda.

A MAETE tem as mais lindas peças em fraldas, cueiros, babeiros, joguinhos de lençois,toalhas de banho em patchwork ou patch apliquê!

Esta entrada foi publicada em Babeiros, Fraldas e Cueiros, Enxoval para bebês com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

4 respostas a Era uma vez…

  1. Alba Schenk diz:

    Adorei as peças e adorei o texto! Parabéns!!! Pena que ainda não tenho um netinho, mas quando isso acontecer (e espero não demore), vou entrar em contato.
    Muito capricho e bom gosto. Sucesso para vc! Bjs!

  2. Katia diz:

    Que talento, mãe Te, amei as peças. Meu bebê vai ficar lindo com elas.

Deixe uma Resposta

